notícias

27/12/2009
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Coordenadoria recomenda evitar o abandono nas férias

Nesta época, período de festas de final de ano e início das férias de verão, aumenta o número de animais abandonados na cidade. “Na maior parte dos casos, as famílias decidem viajar e não tem com quem deixá-los. A saída encontrada é a pior possível: abandoná-los”, explicou o vice-prefeito José Fortunati, responsável pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre (Comppad).

Por esse motivo, a coordenadoria faz um apelo aos donos de animais de estimação para que se sensibilizem com essa situação. Ao mesmo tempo, alerta para o fato de que o abandono de animais é crime ambiental, devendo ser denunciado à polícia. Segundo Fortunati, o abandono de animais é triste e preocupante. Triste por se tratarem de seres vivos que são abandonados, ficando vulneráveis a maus tratos. É preocupante, pois os animais nessa situação representam um risco à saúde pública. “Os protetores de animais e a prefeitura não têm como abrigar todos os animais abandonados, já estamos com a lotação máxima. Faço o apelo para que donos dos animais assumam sua responsabilidade e tratem esses seres vivos com a dignidade que merecem”, destacou.

Campanha - O vice-prefeito disse que a coordenadoria, criada há sete meses, trabalha permanentemente para iniciar, em 2010, uma forte campanha educativa, em todas as escolas do município, de sensibilização para a guarda responsável.

O sucesso desse trabalho depende, além da vontade política, da ampla participação da sociedade, das entidades de classe e das organizações de proteção e defesa dos animais. “Precisamos, com certeza, trabalhar de forma organizada e plural, e realizar diálogo permanente com a comunidade, para dar um salto de qualidade em termos de políticas públicas para animais em nossa cidade”, disse Fortunati.

Nenhum comentário: