A Secretaria Especial dos Direitos Animais

BEM-ESTAR ANIMAL
SEDA intensifica campanha em defesa dos animais com os jovens da Capital

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) participou, no último sábado (28), do evento “Jovens Protetores na Cidade”, organizado pelo Coletivo Jovens Protetores. O Coletivo surgiu a partir do projeto Na Boa em POA, que mostra as ações dos jovens ligados ao Gabinete de Inovação e Tecnologia (INOVAPOA), da Prefeitura de Porto Alegre.

Jovens da Capital tem ações planejadas para 2012

“Nosso trabalho visa a esclarecer aos jovens sobre alguns pontos nevrálgicos da causa, como castração, abandono, maus tratos e os males das raças", destaca uma das coordenadoras do grupo, Kétina Timboni. Tudo começou no V Congresso da Cidade, em dezembro do ano passado, para alunos da rede municipal da Capital, e com o tempo se tornou um grupo de trabalho com ações planejadas para 2012, contando com a participação de estudantes, profissionais liberais, pesquisadores e protetores.

Ao falar sobre as ações desenvolvidas pela SEDA, a primeira-dama Regina Becker enfatizou que a alegria que os animais dão aos humanos é infinitamente maior ao trabalho de conscientização sobre os direitos e a vida desses seres: “Enfrentamos, dia após dia, uma batalha para fazer valer seus direitos. A nossa luta está começando, com o poder municipal assumindo a sua responsabilidade de combater os maus tratos e o abandono”.

Regina afirmou, ainda, que Porto Alegre definiu como política pública a não criação de canil e gatil, uma vez que cidades que adotaram essa prática de recolhimento, hoje, enfrentam sérios problemas no que se refere à zoonozes e à reclusão eterna. “Penso que a criação desses espaços só incentivaria o abandono. Temos, sim, que fazer um trabalho efetivo de conscientização sobre posse responsável e a importância da esterilização”.

Durante o encontro, os jovens protetores falaram sobre o trabalho que vem desenvolvendo, como os estudantes da UFRGS Diana Muller, Kétina Timboni e Lucas da Rocha; as protetoras independentes Tathiana Jaeger, Leandra Pinto e Cláudia Cantagalo; as médicas veterinárias Luciana Andreatta Torelly Pinto e Amanda Siviero; e a designer e fotógrafa Ana Carolina Trava Dutra, responsável pelo site Cão e Quadrinhos.

Nenhum comentário: